7 Maneiras de você usar o MySword para estudar a Bíblia

Maneiras de Usar MySword

O aplicativo MySword tem revolucionado a forma como estudamos a palavra de Deus nesses dias modernos, graças aos avanços tecnológicos e ao sistema de acesso e desenvolvimento de software colaborativo. Hoje qualquer pessoa pode dispor de todos os recursos necessários para estudar profundamente a Bíblia com inúmeras ferramentas exegéticas na palma da mão.

Nesse artigo você vai conferir 7 maneiras práticas de usar o MySword em casa, na igreja e no contato pessoal para estudar a Bíblia e pregar com eficácia. Ressaltando que os itens apresentados nessa lista poderão ser complementados em breve. 



1 REFERÊNCIA CRUZADA


Esse recurso é muito útil sempre que estiver pregando ou dando aula de instrução na escola bíblica, ao abrir um versículo e quiser aprofundar ou abranger mais o tema, basta clicar no código respectivo que fica ao final de cada passagem, geralmente aparecem um ou dois códigos quando as referências cruzadas estão habilitadas. Caso ainda não esteja habilitada é só acessar o menu em preferências, referência cruzada e marcar a caixa de exibição.

Você também pode definir a letra que irá aparecer no código da referência na caixa 'Mesclar texto', como mostrado na imagem abaixo, eu escolhi o 'R'. Altere essa letra apenas, mas não altere o restante do código '-%s' por que dará erro. 

Referencias cruzadas Mysword


2 FERRAMENTA DE BUSCA


Ao abrir o ícone da lupa você terá acesso ao mecanismo de busca do aplicativo, a pesquisa pode ser realizada tanto em toda a Bíblia, como em livros ou trechos específicos. Na versão básica do APP só é permitido o tipo de busca padrão, na versão Premium existem mais alternativas de escolha.

De qualquer maneira, sabendo filtrar bem a palavra a ser encontrada a busca demora menos de 1 segundo, e isso é bastante útil naquela hora que estamos mais precisando. 

3 COMENTÁRIO INTERLIGADO


Ao ler um trecho da Bíblia no MySword se quiser entender mais profundamente o sentido basta abrir a aba 'Comentário' e escolher um módulo de comentário de seu interesse, isso facilita bastante quando na hora de responder perguntas na classe de estudo teológico, possibilitando acesso rápido aos melhores argumentos escriturísticos das mais renomadas autoridades eclesiásticas, além de compêndios de Bíblias de estudo.


4 DICIONÁRIO STRONG


Esse recurso fica alinhado com o módulo da Bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA+) que junto com cada palavra exibe um código que ao ser aberto abre a referida palavra no dicionário strong sem a necessidade de abrir o arquivo integral de todo o dicionário, exibindo o termo original da palavra em hebraico ou grego e o significado amplo respectivo em toda a Bíblia, o que é muito valioso na hora de uma exposição mais eloquente ou pregação com análise aprofundada. 

Existe outro módulo da ARA + no qual os códigos Strongs ficam embutidos nas próprias palavras, bastando clicar sobre elas. 

5 COMPARAR VERSÍCULOS


Na aba onde escolhe-se as versões bíblicas, o penúltimo item oferece a opção 'Comparar' que tem a função de listar um versículo marcado em todas as versões disponíveis, como no exemplo abaixo a passagem de Apocalipse 22;14 difere bastante em algumas bíblias, veja:

Comparar Bíblias      Comparar Versículos

Vale a pena fazer essa análise antes de discutir qualquer assunto, tendo em vista que existem várias passagens que diferem nas diferentes versões da língua portuguesa.

6 ANOTAÇÕES


Em determinada passagem você pode deixar suas próprias anotações inseridas, para isso deixe selecionado o versículo escolhido clicando sobre o número, abra a guia de 'notas' depois 'inserir editar anotações' adicione seu texto, formate como quiser e salve.

Menu de notas Mysword     Anotações MySword


Feito isso a nota vai aparecer no começo do versículo anotado, basta clicar para abri-la conforme imagem abaixo:

Notas em versículos

7 MAPAS e BOOKS


Na guia 'Livro' ficam disponíveis os e-Books que você quiser instalar para consultas e estudos, como também os módulos de gráficos e mapas bíblicos, aqui no site temos um artigo que explica como editar e converter esses livros para o formato do MySword.


Livros e mapas Mysword     Mapas biblicos MySword

CONCLUSÃO


Esperamos que você tenha gostado dessas 7 dicas práticas nas quais abordamos formas de extrair o máximo do aplicativo MySword da Bíblia Sagrada para seu Smartphone Android, para você entender um pouco mais dessa novidade preparamos um guia de perguntas e respostas que está disponível aqui no site, confira para sanar todas as suas dúvidas.


Deixe seu comentário com agradecimentos, dúvidas ou sugestões abaixo para complementarmos esse post. 

Comentários
0 Comentários


EmoticonEmoticon